No mundo da medicina, onde a tecnologia de ponta e a ciência são factores chave nos serviços prestados aos clientes, surgiu a oportunidade de lançar as premissas para o projecto de uma clínica dentária – a Brighton Implant Clinic.
O lugar é um edifício Vitoriano, construído em tijolo de burro, em Brighton, no Reino Unido, constituído por uma cave e quatro pisos acima do solo. A clínica é composta por um laboratório de próteses dentárias, onde dentaduras e implantes são fabricados no mesmo dia em que o paciente faz a consulta, permitindo-lhe sair da clínica com o tratamento concluído sem ter que regressar para mais intervenções no futuro.
A clínica tem ainda um scanner TAC de última geração que permite obter imagens tridimensionais do crânio assistindo os cirurgiões na colocação dos implantes.
Existe ainda uma cirurgia especializada, onde pode ser administrada anestesia geral para intervenções mais complexas.
No piso térreo localizam-se a recepção e zona de espera. Nos pisos superiores existem quatro cirurgias adicionais, zona administrativa, sala do staff, e lounge para recobro de pacientes.
Numa perspectiva arquitectónica, o espaço foi desenvolvido tendo em conta a filosofia da odontologia moderna. Criámos um espaço que consegue transmitir confiança distanciando-se simultaneamente das referências associadas a ambientes “clínicos”. Ao mesmo tempo que queríamos ser discretos também queríamos conceber um espaço capaz de criar memória nos pacientes que visitam a clínica.
O efeito escultural das lâminas de metal, torcidas com diferentes ângulos, com movimento e ritmo, sobrepostas ao fundo de tijolo aparente dão carácter à recepção e têm impacto visual em quem passa. Todo o interior do edifício foi “descascado” com excepção da estrutura original, o projecto resulta num espaço contemporâneo que coexiste com características originais do edifício.